jusbrasil.com.br
11 de Dezembro de 2018

O que é Private Equity e Venture Capital?

Lucas Seta, Advogado
Publicado por Lucas Seta
há 5 meses

Recorrentemente utilizadas pelo mercado, as modalidades de investimento externo Privaty Equity (capital privado) e Venture Capital (capital de risco) estão sempre na boca de quem fala sobre startups.

Tanto o Private Equity quanto o Venture Capital são investimentos em ações de empresas que não estão presentes na bolsa de valores.

O que os diferencia é o estágio da empresa em que o investimento é realizado. Como o Venture Capital é o investimento realizado na fase de desenvolvimento da empresa, é mais ligado às startups que o Private Equity, que é o investimento realizado na fase de expansão ou maturação da empresa.

Como é comum nesse meio, são investimentos de risco e com retorno a longo prazo, mas com possibilidade de grande retorno, é claro! Características estas comuns no ecossistema das startups.

O investimento funciona assim: os fundos recebem valores de investidores, que por sua vez investem em startups que julgam possuir grandes potencial. Assim, adquirem ações dessa startup e possuem o retorno garantido em caso de sucesso do empreendimento.

Diante desse alto risco, as questões de compliance se tornam extremamente importante para empresas que querem receber um investimento de Private Equity/Venture Capital, pois é necessário um monitoramento por parte dos investidores de como e onde o seu dinheiro está sendo gasto. Isso aumenta a responsabilidade da startup, que precisa ter organizada e à disposição dos investidores essas informações.

Fato é que, diante disso, muitos são os personagens envolvidos no investimento.

Essas são algumas observações iniciais e explanações acerca das possibilidades de investimentos para startups através do Private Equity e do Venture Capital.

Importante que os empreendedores entendam os tipos de investimentos até para que consigam escolher qual o tipo de investimento que a sua startup necessita.

-------------------------------------

Direito das startups / Bruno Feigelson, Erik Fontenele Nybø e Victor Cabral Fonseca. - São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)